
Os desafios que se colocam à Escola, são os desafios da inclusão e da preparação dos alunos para a consecução dos princípios, valores e competências previstas no Perfil do Aluno.
A escola deverá organizar-se da forma mais eficaz e eficiente possível, em condições de qualidade, equidade e inclusão, garantindo o acesso de todos, promovendo o sucesso educativo e, por essa via, a igualdade de oportunidades.
A Escola, enquanto organização, tem a necessidade de questionar e de avaliar continuamente os seus processos, na procura de uma permanente melhoria.
Operacionalização da Proibição do Uso de Telemóveis no Espaço Escolar
Tendo em conta a necessidade de assegurar um ambiente educativo focado, seguro e propício à aprendizagem, a Direção da escola propõe medidas de operacionalização da proibição do uso de telemóveis no espaço escolar, aplicáveis aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário dado que, no 1.º e 2.º ciclos, tal utilização já se encontra expressamente proibida por lei.
Para mais informações consulte
No âmbito do projeto Laboratórios de Educação Digital (LED) a escola coloca ao dispor de todos os docentes e alunos do Agrupamento uma série de materiais de cariz tecnológico para enriquecimento de aprendizagens.
Para aceder a mais pormenores pode consultar o seguinte artigo
Estão também disponíveis os dois primeiros vídeos de uma série que procura explorar estas novas ferramentas:
Convidamos todos – alunos, encarregados de educação e restante comunidade – a assistir a este recurso e a adotar hábitos alimentares que contribuam para o bem-estar de todos.
Lanches saudáveis; mais informações
CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO POR OFERTA DE ESCOLA –
TERAPEUTA DA FALA – Horário SIGRHE n.º 6
Aviso de Abertura; Terapeuta da fala
Formulário da ficha síntese do portefólio: https://forms.gle/
Lista Ordenada Candidatos: https://drive.google.com/file/d/1_1iG9sZYfMOhJEC8zmhGence0Le8naag/view?usp=sharing
Lista final de ordenação; https://drive.google.com/file/d/13XAoW2-bK-wHVCSBUSo2vUKCk20hiFPp/view?usp=sharing
Caros alunos e Encarregados de Educação,
Uma vez iniciado o novo ano letivo e para ajudar no planeamento e organização, partilhamos o calendário escolar 2025/2026. Infromações adicionais serão disponibilizadas em breve.
O AEVC tem por missão, à luz do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), garantir que estes obtêm uma formação integral e de qualidade, que os habilite com as competências e os conhecimentos necessários ao prosseguimento de estudos; uma formação que valorize o espírito crítico, que desenvolva nos alunos capacidades para responder aos desafios da sociedade em que vivem e que contribua para o desenvolvimento pleno e harmonioso enquanto cidadãos de um mundo em constante transformação.
O AEVC pretende a afirmar-se como instituição de ensino público de referência regional, quer ao nível dos resultados escolares, quer ao nível da formação pessoal e social dos alunos.
Responsabilidade e integridade
Excelência e exigência
Curiosidade, reflexão e inovação
Cidadania e participação
Liberdade
Equipa de EMAEI dinâmica, variedade de apoios para todos os tipos de alunos.
Salas específicas para as aulas de Biologia, Ciências Naturais e Físico-Química.
Sala de informática e sala do futuro, apetrechada com as últimas novidades em tecnologia.
Centro dinamizador por excelência, de inúmeras atividades complementares.
Grandes espaços verdes, bem como zonas próprias para os alunos poderem conviver.
Ação Social Escolar sempre pronta a dar o primeiro apoio quando surgem casos de necessidade.
Alunos de todos os níveis de ensino
Docentes
Pessoal não docente
Escolas
Num universo dos estabelecimentos da rede do ensino público, a Escola Básica de Vila Cova está posicionada em primeiro lugar no ranking do distrito de Braga e ocupa a 3ª posição a nível nacional.
“Os professores gostam de cá estar. Às vezes podiam estar mais próximos de casa. Eu própria tenho uma escola a 500 metros de casa e no entanto faço quinze quilómetros para vir para aqui”