Grupo de Teatro fecha temporada com condenação da guerra

O grupo de teatro da Escola de Vila Cova levou à cena, no último dia de aulas, a peça “G7
Festival”, numa clara condenação à guerra levada a cabo contra a Ucrânia.
Com o azul e amarelo como pano de fundo, as personagens, grandes chefes de estado
mundiais, foram cantando músicas conhecidas com letras reajustadas à situação, sujeitando-se a uma votação em tempo real para apurar o vencedor.
“G7 Festival” foi mais uma peça criada de raiz e encenada pelos professores responsáveis
por este grupo, que ajuda os jovens atores a desenvolver competências de comunicação e
expressão, socialização e presença em palco, bem como o espírito crítico aos colegas
espectadores e comunidade sobre as causas nobres que sempre transparecem nas obras
representadas.
Para o ano há mais, fica já a saudade!

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário

Alunos representam pela igualdade de género

Aconteceu na passada terça-feira, véspera do final das aulas, a ante-estreia da peça inédita “Idade da Pedra”, representada pelos alunos da Escola de Vila Cova para a comunidade educativa. O evento foi o corolário do projeto “(Re)ler com a Biblioteca – Vamos dar a volta ao texto”, uma iniciativa vocacionada para os alunos de 10º ano, que envolveu também dois discentes do grupo de teatro escolar como atores convidados. A obra, produzida em contexto escolar com a colaboração dos professores dinamizadores do projeto, alerta para as desigualdades de género e para a necessidade de ultrapassar a “idade da pedra” em que ainda se vive, apesar da evolução efetuada. Dada a vertente interventiva da representação e o sucesso da ante-estreia, existe o objetivo de levar bem longe esta força regeneradora da sociedade.

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário

Concurso de Poesia “Pequenos Grandes Poetas”

No dia 8 de junho, pelas 21h30, realizou-se o Concurso de poesia “Pequenos Grandes Poetas”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Barcelos em parceria com a RBEB – Rede de Bibliotecas de Barcelos. Participaram seis alunos do nosso Agrupamento, com três poemas inéditos e três declamações, nos escalões do segundo, terceiro ciclos e ensino secundário. O excelente desempenho dos nossos alunos valeu-lhes a vitória em três categorias: Dinis Durão Cepa Castelo, 2º ciclo, na declamação do Poema “O Mostrengo”, de Fernando Pessoa; Rute Carolina Martins Miranda, ensino secundário, na declamação do poema “Quatro em Pessoa”, Fernando Pessoa e heterónimos; e Gonçalo Eiras Miranda, 3º ciclo, com o poema inédito “Canoa da Vida”.

Muitos parabéns aos alunos e aos professores que os apoiaram!

 

 

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário

Escola Básica e Secundária de Vila Cova na Assembleia da República

Pela primeira vez, depois de alguns anos de participação ativa no Parlamento dos Jovens, a Escola Básica e Secundária de Vila Cova foi eleita para participar na sessão nacional, que decorreu nos dias 9 e 10 de maio na Assembleia da República, em Lisboa.

Após longos mas animados meses de trabalho (de outubro a maio), o grupo constituído pelos professores Elizabeth dos Anjos, Rosa Barbosa e Pedro Faria  e pelos alunos do 2º, 3º ciclos e secundário levaram a cabo as iniciativas, começando pela divulgação do tema “Fake News – Que estratégias para combater a desinformação”. As listas dos deputados começaram a aparecer, surgiram medidas e projetos de superação do problema. Eleitos os deputados, sucedeu sessão escolar e os debates em sala de aula. O único ausente foi o Deputado convidado, por coincidir com as eleições legislativas.

Seguiu-se Braga. A sessão distrital foi um sucesso. Pela primeira vez a Escola ficou em primeiro lugar num concurso que integrou a maioria das escolas do distrito. Além disso, o deputado Gonçalo Macedo foi eleito porta-voz. Tudo a correr sobre rodas até Lisboa, até à casa da Democracia.

A Assembleia da República abriu-se para receber os 132 jovens deputados eleitos, provindos do continente, ilhas e do círculo da Europa, entre eles o Gonçalo e Dinis, 62 jornalistas, com a presença da Beatriz, e 66 professores coordenadores, Elizabeth dos Anjos. Imbuídos do espírito parlamentar, todos estiveram de corpo e alma, cheios de vontade na discussão de ideias, troca de impressões, conversa e amizades. Foram dois dias intensos, com muitas emoções e abraços na despedida.

Fica uma experiência para a vida, com certeza renovada a cada reportagem da Assembleia da República.

 

 

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário

Clube de Teatro

“Pedro Alecrim” – uma vivência pela representação

O grupo de teatro da EBS de Vila Cova levou à cena a obra “Pedro Alecrim” para os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento, em duas sessões, nos dias 26 e 28 de abril.

Ainda a dar os primeiros passos nas artes performativas, os alunos do sexto e oitavo anos deram vida às personagens da obra de António Mota e entusiasmaram os colegas do 2º ciclo numa representação ágil e divertida, a que não faltaram temas profundos como a amizade, o divórcio ou mesmo a morte. Divididos entre as vivências na aldeia e a esperança de um futuro melhor proporcionado pela escola, numa animada ligação pela velha camioneta, Pedro, Nicolau e os amigos permitiram aos atores um excelente desempenho, despertando múltiplos sentimentos e lições de vida bem atuais, como a preservação da Natureza.

Além de desenvolver diversas capacidades de comunicação e interação, o clube de teatro tem desempenhado também um papel relevante na Escola ao encenar obras literárias estudadas na disciplina de Português, sendo esta uma oportunidade de os alunos apreciarem a transfiguração de momentos de escrita na representação da própria vida.

 

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário

Semana Concelhia da Leitura

Durante a Semana Concelhia da Leitura, de 7 a 11 de março, foram desenvolvidas as seguintes atividades, na Biblioteca Escolar, para promover a leitura e o gosto pelos livros:

– Feira do Livro, com livros indicados para públicos diversificados, desde o pré-escolar até à idade adulta;

– Encontro com o escritor Pedro Miguel Faria – apresentação do livro “Cem Dias de Solidão”, em duas sessões, ajustando a sua exploração aos alunos dos 3º e 11º anos;

– Homenagem à MULHER – celebração, no dia 8 de março, pelas 9h50, do Dia Internacional da Mulher, com a oferta de uma flor em papel com uma mensagem e com a declamação de dois poemas, recitados pelo Professor Pedro Miguel Faria. Esta celebração foi finalizada com um delicioso bolo e bolachas;

– Recordar Saramago – comemoração do centenário de José Saramago, através de uma exposição com a obra e a biografia do escritor, de leituras de alguns excertos do “Memorial do Convento e da história “A Maior Flor do Mundo”;

– Leitura com Doçura – leitura de frases retiradas do livro “O Principezinho” envolvidas num delicioso caramelo;

– Projeto “Leituras Carinhosas” – leitura e exploração do livro “Amor”, realizada pela Encarregada de Educação, D. Paula Ribeiro, no dia 10 de março.

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário

Sessões de Escrita II – Sementes de Criatividade

A escrita criativa regressou à Escola Básica de Vila Cova, no passado dia 9 de fevereiro, para mais uma sessão com os alunos do 10º ano, no âmbito do projeto “Ler com a Biblioteca”, intitulado “Dar a volta ao texto”.

Depois de alguma surpresa no primeiro encontro, desta vez os alunos sabiam já o que os esperava e as expectativas não saíram goradas.  A professora Rosa Viana, formadora convidada na área da escrita, lançou o repto para a criação de histórias e os resultados foram promissores: o desenvolvimento de narrativas ficcionais, com grande diversidade de personagens e caracteres, numa ação viva e moralizadora.

No final, além das histórias que cada um levou consigo fruto da partilha generalizada, ficou a satisfação pelo poder criativo demonstrado e pela concretização dos objetivos pretendidos.

Segundo os professores responsáveis pelo projeto, esta foi apenas uma das atividades proporcionadas a estes alunos, que irá certamente despertar maior interesse pela leitura e pela escrita, uma semente com vista a abraçar outros desafios pessoais no universo da ficção.

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário

Boas Festas!

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário

Celebração do Natal

A Biblioteca Escolar foi o palco de celebração da quadra natalícia com a leitura do conto de Natal, “Hoje é Natal”, de José Vaz, e de algumas lendas alusivas a esta temática, no âmbito do Clube de Leitura. Em complemento, decorreu o Correio de Natal que consistiu na redação de um postal com mensagens natalícias para enviar a qualquer um dos elementos da Comunidade Escolar.

https://drive.google.com/file/d/1Nd0PQAsJ9DOC61mpudexjY94e649EYmS/view

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário

Semana da Ciência e Tecnologia

Semana da Ciência e Tecnologia 

No âmbito da comemoração da Ciência e Tecnologia, entre os dias 22 e 26 de novembro, foram realizadas um conjunto de atividades sob a égide da Biblioteca Escolar, das quais se destacaram: a) a sessão “Encontro com o Eng.º José Miguel Faria”, dirigida aos alunos dos 7.º e 10.º anos de escolaridade, na qual o palestrante apresentou o seu percurso académico e profissional, com particular enfoque na sua carreira científica, ligada à robótica e à inteligência artificial, assim como a sua paixão pela escrita; b) a iniciativa “Laboratório aberto na biblioteca”, dinamizada pelo professor Hugo Pinto e destinada aos alunos do 5.º ano; c) exposição de materiais e equipamento relacionados com as Ciências; d) atividade “Leituras com Ciência”, no âmbito do Clube da Leitura, direcionando as leituras para aspetos relacionados com a Ciência e com o desenvolvimento tecnológico.

O sucesso da comemoração da efeméride ficou evidenciado pela elevada afluência dos alunos às instalações da Biblioteca e pelo entusiasmo por eles demonstrado no desenvolvimento das atividades.

Publicado em Actividades | Deixe o seu comentário