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Escrito por AEVC   
26-Jan-2016
P

ara conhecimento da comunidade educativa, divulgam-se alguns projetos desenvolvidos pelo agrupamento de escolas de Vila Cova.
A participação do agrupamento em projetos a concurso, promovidos por diferentes entidades, visa:

 

  • estimular o interesse dos alunos por diferentes áreas do conhecimento;
  • promover a inovação, a criatividade e o empreendedorismo;
  • desenvolver estratégias de aprendizagem significativas, com relevância pedagógica, envolvendo áreas curriculares diferenciadas;
  • potenciar o impacto social do agrupamento e o desenvolvimento de parcerias institucionais.

 Erasmus +

Prémio/concurso

PROJETO DA AÇÃO CHAVE 2

PARCERIAS ENTRE ESCOLAS PROGRAMA ERASMUS+1

Projeto 2017-1-ES01-KA219-037993_3

Título do projeto

“Embrance diversity” / “Abraçar a diversidade”

Escalão

Ensino Básico

Data

1 de setembro de 2017 a 31 de agosto 2019

Prémio atribuído

22995€

Coordenador do projeto

Professora Margarida Almeida

Resumo do projeto

A Parceria entre escolas de cinco países Europeus (Eslováquia, Espanha, Inglaterra, Letónia e Portugal), lugares bem diferentes geograficamente e culturalmente, pretende promover a inclusão dos alunos num mundo de possibilidades e ajudá-los a sentirem-se europeus, saber que fazem parte da Europa, que a Europa não tem fronteiras e que eles podem (e devem) se mover livremente. Para conseguir isso, precisamos aumentar as suas experiências de vida, pois a plena consciencialização dessa realidade não pode vir de ler um livro ou assistir a um vídeo. Eles precisam ser parte ativa desta realidade. Pois, no futuro, podem vir a estudar ou trabalhar em qualquer país da Europa.

Nesse sentido, este projeto permite: a inclusão; a descoberta e o respeito por outras culturas, religiões e crenças como um enriquecimento; a promoção de um ensino-aprendizagem colaborativo; o aumento das competências linguísticas e do domínio das novas tecnologias.

Em suma, tornar os alunos mais integrados nas suas escolas, nas suas comunidades e na própria Europa como cidadãos iguais.  A maneira mais realista de prová-lo é permitindo-lhes trocar experiências com colegas cuja realidade é muito diferente da sua, dando-lhes a oportunidade de viajar e visitar lugares que parecem tão longe para eles.

 

 

Prémio/concurso

Prémio Escolar Montepio

Título do projeto

Leituras com Ciência na era da multiplicação de ecrãs – desafios e oportunidades para professores e alunos

Escalão

 

Data

2015

Prémio atribuído

20.000,00€

Coordenador do projeto

Prof. Paulo Manuel Faria

Resumo do projeto

Este projeto visa aproveitar o potencial da multiplicação de ecrãs e do mobile learning para aproximar os alunos da leitura de obras científicas dirigidas ao grande público. Com o objetivo de desenvolver níveis de literacia e cultura científica mais aprofundados e melhorar os índices compreensão/leitura, o projeto sustenta um conjunto de estratégias conducentes ao incremento da leitura partilhada de obras selecionadas, através de uma equipa multidisciplinar de professores, a construção de uma biblioteca digital, atividades de leitura a partir de tablets híbridos e a dinamização de fóruns de leitura, presencias e na rede.


Prémio/concurso

Prémio “Ciência na Escola” 13.ª edição - Fundação Ilídio Pinho - “A ciência e a tecnologia ao serviço de um mundo melhor”.

Título do projeto

“Ver com as mãos, olhar com o coração” – uma ação conjunta entre as salas de EB1/JI de Creixomil e da EB1/JI de Enxara do Bispo.

Escalão

Educação pré-escolar

Data

Janeiro de 2016

Prémio atribuído

200 €

Coordenador do projeto

Educadora Cristina Pinto

Resumo do projeto

Através de um espaço colaborativo à distância (duas turmas de salas de jardim de infância) entre Creixomil (Barcelos) e Enxara do Bispo (Mafra), e usando a forma de “ver” dos cegos, pretendem desenvolver um “código linguístico” que permita o reconhecimento sensório-motor daquilo que nos rodeia e que, apesar da distância, se pode tornar próximo e que mesmo não se “vendo” possa ser “olhado”.

Como “produto” pretendemos obter um conjunto de materiais de apoio à formação e à sensibilização do respeito pela diferença.

Prémio/concurso

INOVA Concurso de ideias - Criatividade

Título do projeto

Leituras com Ciência na era da multiplicação de ecrãs

Escalão

3.º ciclo e ensino secundário

Data

Maio de 2015

Prémio atribuído

750,00€

Coordenador do projeto

Paulo Manuel Faria

Resumo do projeto

Projeto de leitura científica no campo educacional. A literatura especializada aponta para a necessidade da escola proceder a mudanças significativas nas metodologias de ensino e aprendizagem, o que, por sua vez, deverá ser refletido nas práticas pedagógicas e nas formas de comunicação e interação entre crianças e adultos. Todavia, numa sociedade tecnocêntrica, o acesso à informação e, especialmente, à leitura necessita de um incremento sustentado, nomeadamente no desenvolvimento de ações que ajudem à formação de um conhecimento fiável e credível.

A ideia pode assim resumir-se que a divulgação e leitura coletiva de obras científicas incrementará a aprendizagem através de processos de conexão do indivíduo na rede ou com a comunidade, percebida enquanto agrupamento de pessoas de áreas e interesse afins que compartilham, interagem, dialogam e pensam em conjunto.

Prémio/concurso

Prémio “Ciência na Escola” 12.ª edição - Fundação Ilídio Pinho - “ Ciência e tecnologia em resposta aos grandes desafios da sociedade”.

Título do projeto

“Mexe-te e dá vida ao teu Gadget”

Escalão

3.º ciclo

Data

Janeiro de 2016

Prémio atribuído

500€ - Projeto selecionado para a fase nacional

Coordenador do projeto

Professora Rosa Torres

Resumo do projeto

 

Prémio/concurso

Projeto EMA – Estímulo à Melhoria das Aprendizagens da Fundação Calouste Gulbenkian

Título do projeto

“Das novas leituras aos novos leitores: o contributo dos suportes digitais para a formação de leitores”

Escalão


Data

Maio de 2014

Prémio atribuído

14.783,00€

Coordenador do projeto

Professor Paulo Manuel Faria

Resumo do projeto

Este projeto emergente visa que professores e alunos possam experienciar novas formas de leitura em rede através de dispositivos digitais móveis, como telemóveis, tablets e e-readers. Tem por desiderato três objetivos nucleares: divulgar escritores e promover as suas obras literárias; desenvolver a competência leitora e crítica dos alunos e contribuir para que professores encontrem estratégias inovadoras visando o incremento e proficiência da leitura.

Prémio/concurso

Projeto FUMAR É UMA DROGA

Título do projeto

Projeto FUMAR É UMA DROGA

Escalão

3.º Ciclo do Ensino Básico – 9.º C

Data

“FUMAR É UMA DROGAé um projeto que irá decorrer entre o dia do lançamento: 17 de novembro – Dia do Não Fumador e o dia 31 de maio – Dia Sem Tabaco.

Prémio atribuído

Serão atribuídos 3 Prémios monetários às Escolas vencedoras:

- 1º Lugar no valor de 2.500€

- 2º Lugar no valor de 1.000€

- 3º Lugar no valor de 500€

Coordenador do projeto

Diretora de Turma do 9.ºC em parceria com a professora de Educação Visual, Alberta e professoras dinamizadoras do Projeto Escola Promotora de Saúde

Resumo do projeto

Os alunos/as serão desafiados/as a criar um mural/painel com mensagem antitabágica/malefícios do consumo de tabaco. O objetivo não é desenvolver um projeto pessoal. O trabalho deve ser de turma, na totalidade ou maioria dos/as alunos/as que a constituem. O mural/painel pode variar entre uma dimensão máxima de 5 metros por 5 metros e um mínimo de 2 metros por 3 metros.

Prémio/concurso

Programa Setorial Comenius - Parcerias Multilaterais de Escolas entre 2009 / 2011 nº2009-1-PT1-COM06-030191

Título do projeto

“A sustentabilidade do teu lar”

Escalão

Ensino Básico e Secundário

Data

1 de Setembro de 2009 a 31 de agosto 2011

Prémio atribuído

2000,00€

Coordenador do projeto

Professora Margarida Almeida

Resumo do projeto

A Parceria de escolas entre três países Europeus (Itália / Portugal / Suécia), lugares bem diferentes geograficamente e culturalmente, pretendia questionar, analisar e incutir hábitos de sustentabilidade nos alunos e no seu seio familiar.

A discussão crescente de mudanças climáticas em todo o mundo alerta para a tomada de consciência de temas relacionados como o consumo de energia, as políticas de comportamento e ambiente ecológico. O objetivo era que os alunos aplicassem esses tópicos na sua vida quotidiana e os transpusessem para a vida familiar e na comunidade.

Em suma, o projecto pretendia: que os mais jovens cidadãos europeus (discentes) refletissem sobre a sua responsabilidade e que os ajudasse a ser parte ativa na busca de uma sociedade sustentável.

Actualizado em ( 04-Set-2017 )
 

 

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