P
ara conhecimento da comunidade educativa, divulgam-se alguns projetos desenvolvidos pelo agrupamento de escolas de Vila Cova.
A participação do agrupamento em projetos a concurso, promovidos por diferentes entidades, visa:
- estimular o interesse dos alunos por diferentes áreas do conhecimento;
- promover a inovação, a criatividade e o empreendedorismo;
- desenvolver estratégias de aprendizagem significativas, com relevância pedagógica, envolvendo áreas curriculares diferenciadas;
- potenciar o impacto social do agrupamento e o desenvolvimento de parcerias institucionais.
Prémio/concurso
|
PROJETO
DA AÇÃO CHAVE 2
PARCERIAS
ENTRE ESCOLAS PROGRAMA ERASMUS+1
Projeto
2017-1-ES01-KA219-037993_3
|
Título do projeto
|
“Embrance diversity” / “Abraçar a diversidade”
|
Escalão
|
Ensino Básico
|
Data
|
1 de setembro de 2017 a 31 de agosto 2019
|
Prémio atribuído
|
22995€
|
Coordenador do projeto
|
Professora Margarida Almeida
|
Resumo do projeto
|
A Parceria entre escolas de cinco países Europeus (Eslováquia,
Espanha, Inglaterra, Letónia e Portugal), lugares bem diferentes geograficamente e culturalmente,
pretende promover a inclusão dos alunos num mundo de possibilidades e
ajudá-los a sentirem-se europeus, saber que fazem parte da Europa, que a
Europa não tem fronteiras e que eles podem (e devem) se mover livremente.
Para conseguir isso, precisamos aumentar as suas experiências de vida, pois a
plena consciencialização dessa realidade não pode vir de ler um livro ou
assistir a um vídeo. Eles precisam ser parte ativa desta realidade. Pois, no
futuro, podem vir a estudar ou trabalhar em qualquer país da Europa.
Nesse sentido, este projeto permite: a
inclusão; a descoberta e o respeito por outras culturas, religiões e crenças
como um enriquecimento; a promoção de um ensino-aprendizagem colaborativo; o
aumento das competências linguísticas e do domínio das novas tecnologias.
Em suma, tornar os alunos mais integrados
nas suas escolas, nas suas comunidades e na própria Europa como cidadãos
iguais. A maneira mais realista de
prová-lo é permitindo-lhes trocar experiências com colegas cuja realidade é
muito diferente da sua, dando-lhes a oportunidade de viajar e visitar lugares
que parecem tão longe para eles.
|
Prémio/concurso
|
Prémio Escolar Montepio
|
Título do projeto
|
Leituras com Ciência na era da multiplicação de ecrãs – desafios e oportunidades para professores e alunos
|
Escalão
|
|
Data
|
2015
|
Prémio atribuído
|
20.000,00€
|
Coordenador do projeto
|
Prof. Paulo Manuel Faria
|
Resumo do projeto
|
Este projeto visa aproveitar o potencial da multiplicação de ecrãs e do mobile learning
para aproximar os alunos da leitura de obras científicas dirigidas ao
grande público. Com o objetivo de desenvolver níveis de literacia e
cultura científica mais aprofundados e melhorar os índices
compreensão/leitura, o projeto sustenta um conjunto de estratégias
conducentes ao incremento da leitura partilhada de obras selecionadas,
através de uma equipa multidisciplinar de professores, a construção de
uma biblioteca digital, atividades de leitura a partir de tablets híbridos e a dinamização de fóruns de leitura, presencias e na rede.
|
Prémio/concurso
|
Prémio “Ciência na Escola” 13.ª edição - Fundação Ilídio Pinho - “A ciência e a tecnologia ao serviço de um mundo melhor”.
|
Título do projeto
|
“Ver
com as mãos, olhar com o coração” – uma ação conjunta entre as salas
de EB1/JI de Creixomil e da EB1/JI de Enxara do Bispo.
|
Escalão
|
Educação pré-escolar
|
Data
|
Janeiro de 2016
|
Prémio atribuído
|
200 €
|
Coordenador do projeto
|
Educadora Cristina Pinto
|
Resumo do projeto
|
Através
de um espaço colaborativo à distância (duas turmas de salas de jardim
de infância) entre Creixomil (Barcelos) e Enxara do Bispo (Mafra), e
usando a forma de “ver” dos cegos, pretendem desenvolver um “código
linguístico” que permita o reconhecimento sensório-motor daquilo que
nos rodeia e que, apesar da distância, se pode tornar próximo e que
mesmo não se “vendo” possa ser “olhado”.
Como “produto” pretendemos obter um conjunto de materiais de apoio à formação e à sensibilização do respeito pela diferença.
|
Prémio/concurso
|
INOVA Concurso de ideias - Criatividade
|
Título do projeto
|
Leituras com Ciência na era da multiplicação de ecrãs
|
Escalão
|
3.º ciclo e ensino secundário
|
Data
|
Maio de 2015
|
Prémio atribuído
|
750,00€
|
Coordenador do projeto
|
Paulo Manuel Faria
|
Resumo do projeto
|
Projeto
de leitura científica no campo educacional. A literatura
especializada aponta para a necessidade da escola proceder a mudanças
significativas nas metodologias de ensino e aprendizagem, o que, por sua
vez, deverá ser refletido nas práticas pedagógicas e nas formas de
comunicação e interação entre crianças e adultos. Todavia, numa
sociedade tecnocêntrica, o acesso à informação e, especialmente, à
leitura necessita de um incremento sustentado, nomeadamente no
desenvolvimento de ações que ajudem à formação de um conhecimento
fiável e credível.
A
ideia pode assim resumir-se que a divulgação e leitura coletiva de
obras científicas incrementará a aprendizagem através de processos de
conexão do indivíduo na rede ou com a comunidade, percebida enquanto
agrupamento de pessoas de áreas e interesse afins que compartilham,
interagem, dialogam e pensam em conjunto.
|
Prémio/concurso
|
Prémio
“Ciência na Escola” 12.ª edição - Fundação Ilídio Pinho - “ Ciência e
tecnologia em resposta aos grandes desafios da sociedade”.
|
Título do projeto
|
“Mexe-te e dá vida ao teu Gadget”
|
Escalão
|
3.º ciclo
|
Data
|
Janeiro de 2016
|
Prémio atribuído
|
500€ - Projeto selecionado para a fase nacional
|
Coordenador do projeto
|
Professora Rosa Torres
|
Resumo do projeto
|
|
Prémio/concurso
|
Projeto EMA – Estímulo à Melhoria das Aprendizagens da Fundação Calouste Gulbenkian
|
Título do projeto
|
“Das novas leituras aos novos leitores: o contributo dos suportes digitais para a formação de leitores”
|
Escalão
|
|
Data
|
Maio de 2014
|
Prémio atribuído
|
14.783,00€
|
Coordenador do projeto
|
Professor Paulo Manuel Faria
|
Resumo do projeto
|
Este
projeto emergente visa que professores e alunos possam experienciar
novas formas de leitura em rede através de dispositivos digitais
móveis, como telemóveis, tablets e e-readers.
Tem por desiderato três objetivos nucleares: divulgar escritores e
promover as suas obras literárias; desenvolver a competência leitora e
crítica dos alunos e contribuir para que professores encontrem
estratégias inovadoras visando o incremento e proficiência da leitura.
|
Prémio/concurso
|
Projeto “FUMAR É UMA DROGA”
|
Título do projeto
|
Projeto “FUMAR É UMA DROGA”
|
Escalão
|
3.º Ciclo do Ensino Básico – 9.º C
|
Data
|
“FUMAR É UMA DROGA” é um projeto que irá decorrer entre o dia do lançamento: 17 de novembro – Dia do Não Fumador e o dia 31 de maio – Dia Sem Tabaco.
|
Prémio atribuído
|
Serão atribuídos 3 Prémios monetários às Escolas vencedoras:
- 1º Lugar no valor de 2.500€
- 2º Lugar no valor de 1.000€
- 3º Lugar no valor de 500€
|
Coordenador do projeto
|
Diretora
de Turma do 9.ºC em parceria com a professora de Educação Visual,
Alberta e professoras dinamizadoras do Projeto Escola Promotora de
Saúde
|
Resumo do projeto
|
Os
alunos/as serão desafiados/as a criar um mural/painel com mensagem
antitabágica/malefícios do consumo de tabaco. O objetivo não é
desenvolver um projeto pessoal. O trabalho deve ser de turma, na
totalidade ou maioria dos/as alunos/as que a constituem. O
mural/painel pode variar entre uma dimensão máxima de 5 metros por 5
metros e um mínimo de 2 metros por 3 metros.
|
Prémio/concurso
|
Programa Setorial Comenius - Parcerias Multilaterais de Escolas entre 2009 / 2011 nº2009-1-PT1-COM06-030191
|
Título do projeto
|
“A sustentabilidade do teu lar”
|
Escalão
|
Ensino Básico e Secundário
|
Data
|
1 de Setembro de 2009 a 31 de agosto 2011
|
Prémio atribuído
|
2000,00€
|
Coordenador do projeto
|
Professora Margarida Almeida
|
Resumo do projeto
|
A Parceria de escolas entre três países Europeus (Itália
/ Portugal / Suécia), lugares bem diferentes geograficamente e
culturalmente, pretendia questionar, analisar e incutir hábitos de
sustentabilidade nos alunos e no seu seio familiar.
A discussão crescente de mudanças climáticas em todo o
mundo alerta para a tomada de consciência de temas relacionados como o
consumo de energia, as políticas de comportamento e ambiente
ecológico. O objetivo era que os alunos aplicassem esses tópicos na
sua vida quotidiana e os transpusessem para a vida familiar e na
comunidade.
Em suma, o projecto pretendia: que os mais jovens
cidadãos europeus (discentes) refletissem sobre a sua responsabilidade
e que os ajudasse a ser parte ativa na busca de uma sociedade
sustentável.
|
|