Ir para o conteúdo
Opções
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto-adjust screen resolution Increase font size Decrease font size Default font size
Você está aqui: Início seta Ano Letivo
Ano Letivo
Projeto “Polvo de Amor” PDF Imprimir e-mail
Escrito por AEVC   
04-Out-2017

Polvo de amor

O
projeto “Polvo de Amor” foi iniciado na Dinamarca em 2013, tendo chega a Portugal este ano.
Os polvos de crochet já abraçam mais de 200 bebés prematuros. Quer pais, quer profissionais de saúde fazem um balanço muito positivo desta iniciativa.
O polvo é para o bebé um elemento de conforto. Os tentáculos oferecem uma alternativa ao tato e distraem os bebés dos inúmeros tubos e sondas, reduzindo a possibilidade de os bebés arrancarem as suas sondas e cateteres. Estes podem ser colocados junto ao peito da mãe para ficarem com o cheiro e com células maternas.
É absolutamente enternecedor ver cada um dos bebés prematuros com o seu polvinho diferente, sabendo que foram feitos por mãos amorosas. Enquanto escola- grupo, vamos participar neste projeto de forma transversal, numa perspetiva de maior humanização assistência e saúde.

Objetivo:

  • Ser o primeiro amigo, o companheiro de luta pela sobrevivência.

Materiais:
  • Gancho de crochê tamanho 3 ou 3,5 milímetros;
  • Fios de algodão (100% algodão apenas), algodão 8/4 ou 8/8 (a razão para mencionar mais opções é que o aperto é individual e enfatizar que é perfeitamente possível usar sobras de fios;           
  • Enchimento de fibra de acrílica - tem de ser lavável a 60 graus Celsius;
  • Agulha de tapeçaria.
 
PARCERIAS ENTRE ESCOLAS PROGRAMA ERASMUS+1 PDF Imprimir e-mail
Escrito por AEVC   
04-Set-2017

 Erasmus +

 

 

 

Prémio/concurso

PROJETO DA AÇÃO CHAVE 2

PARCERIAS ENTRE ESCOLAS PROGRAMA ERASMUS+1

Projeto 2017-1-ES01-KA219-037993_3

Título do projeto

“Embrance diversity” / “Abraçar a diversidade”

Escalão

Ensino Básico

Data

1 de setembro de 2017 a 31 de agosto 2019

Prémio atribuído

22995€

Coordenador do projeto

Professora Margarida Almeida

Resumo do projeto

A Parceria entre escolas de cinco países Europeus (Eslováquia, Espanha, Inglaterra, Letónia e Portugal), lugares bem diferentes geograficamente e culturalmente, pretende promover a inclusão dos alunos num mundo de possibilidades e ajudá-los a sentirem-se europeus, saber que fazem parte da Europa, que a Europa não tem fronteiras e que eles podem (e devem) se mover livremente. Para conseguir isso, precisamos aumentar as suas experiências de vida, pois a plena consciencialização dessa realidade não pode vir de ler um livro ou assistir a um vídeo. Eles precisam ser parte ativa desta realidade. Pois, no futuro, podem vir a estudar ou trabalhar em qualquer país da Europa.

Nesse sentido, este projeto permite: a inclusão; a descoberta e o respeito por outras culturas, religiões e crenças como um enriquecimento; a promoção de um ensino-aprendizagem colaborativo; o aumento das competências linguísticas e do domínio das novas tecnologias.

Em suma, tornar os alunos mais integrados nas suas escolas, nas suas comunidades e na própria Europa como cidadãos iguais.  A maneira mais realista de prová-lo é permitindo-lhes trocar experiências com colegas cuja realidade é muito diferente da sua, dando-lhes a oportunidade de viajar e visitar lugares que parecem tão longe para eles.

 

 
Bolsa de Contratação de Escola - 2015/2016 PDF Imprimir e-mail
Escrito por AEVC   
04-Set-2015
Bolsa de Contratação de Escola - 2015/2016 (lista de ordenação)
 
Doenças Sexualmente Transmissíveis PDF Imprimir e-mail
Escrito por AEVC   
04-Mai-2015
E
nquadrada no âmbito das disciplinas técnicas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, a direção do Agrupamento de Escolas de Vila Cova teve o privilégio de receber, no anfiteatro da Escola Básica e Secundária, o carismático Professor Doutor José Eduardo Pinto da Costa, que realizou uma palestra sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, dirigida aos alunos do ensino secundário.
O diretor do agrupamento, Prof. Alberto Rodrigues, abriu a sessão apresentando o ilustre convidado, perante um anfiteatro completamente repleto de alunos, com uma atenção e interesse dignos de destaque.
As horas passaram a correr sem ninguém dar por isso, tal era a capacidade científica e de comunicação, manifestada pelo Professor Pinto da Costa, que, de forma prática e acessível, exprimiu, na demonstração de cada temática, uma clareza de conteúdos eliminando todos os tabus, que possivelmente pudessem existir.
Foi uma tarde cheia de boa disposição e interesse, estampados no rosto daquelas dezenas de jovens que, não se incomodavam de continuar a ouvir o Professor Pinto da Costa.
No final da sessão, o diretor do agrupamento, gratificou o ilustre convidado com lembranças da região, agradecendo a amável visita, mas principalmente, a sua disponibilidade para os alunos da Escola Básica e Secundária de Vila Cova.
Vera Moura
DSTDST2
Actualizado em ( 11-Mai-2015 )
Ler mais...
 
"Pequenos Grandes Poetas" PDF Imprimir e-mail
Escrito por AEVC   
25-Mar-2015
A aluna Carolina da Cruz Miranda, nº1, do 5ºA, ganhou o primeiro prémio de poema inédito no concurso "Pequenos Grandes Poetas" fomentado pelo SABE, com o poema "Afetos". Parabéns!

AFETOS

A amizade que nos une
É eterna
Uma ligação genuína
Que se constrói
Impossível de destruir
Que se Alimenta
Ao falar,
Ao ouvir,
Ao acariciar.
Que cresce
A cada dia
Com um afeto,
Uma melodia.
E  tudo o que faço
É para te agradar
Porque, por amor,
Vale a pena mudar.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 9 de 110

 

Giae Online

  

 

Acesso externo


 

Blogue do Jardim de Vilar do Monte

logótipos